segunda-feira, 11 de novembro de 2013

XIII Movimento Ecológico em Defesa da Mata do Engenho Uchôa ESCOLA PRESIDENTE HUMBERTO CASTELO BRANCO

Ocorreu, no dia 09 de novembro, o movimento ecológico com a presença, em peso, da comunidade escolar. Estavam presentes os componentes da escola, os funcionários da manutenção que serviram lanches, os professores que aplicaram conhecimentos e engajamento diante do conteúdo e causa ecológica, a direção que orquestrou esta tarefa de levar aproximadamente 900 alunos à realização desta atividade, engajada pedagogicamente, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que indicam a transversalidade na aplicação da Educação Ambiental, sem necessidade de se implantar uma nova disciplina no currículo.

A escola Castelo Branco pratica Ecologia através da Educação Ambiental realizada pelos seus integrantes. Também estavam no evento representantes da sociedade civil, ambientalistas e ex-alunos.

Um dos objetivos da execução deste movimento é somar esforços, aos desenvolvidos ao longo das 13 edições do Movimento Ecológico, para a implantação e manutenção do Parque do Engenho Uchôa, e envolver a comunidade escolar na luta em defesa dessa mata que é remanescente de Mata Atlântica. Sem esta natureza, os danos incidiriam diretamente na qualidade ambiental da escola. O parque será mais um laboratório e sala de aula para atividades escolares e de extensão. Os valores de nossa sociedade encontram-se invertidos e um movimento como este contribui para que a sociedade caminhe na direção certa.

Abaixo segue foto do movimento ecológico realizado no dia 09/11/2013. Nesta imagem observa-se a presença dos alunos e do corpo escolar na Av. Dr José Rufino, em Tejipió.




Abaixo foto dos alunos no pátio externo da escola Castelo Branco; em primeiro plano, o grupo (com vermelho) do tema “animais”.




Esta postagem baseou-se nas informações prestadas pelo professor Jorge Araújo, da área de Geografia Física da Universidade de Pernambuco – UPE, idealizador e grande motivador do Movimento Ecológico da Escola Presidente Humberto Castelo Branco e representante da UPE no Conselho Gestor da Unidade de Conservação estadual Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchôa. O professor esteve presente no evento e destacou o acréscimo de novas atividades e o fato de estar mais didático. Também mencionou que várias tarefas estão sendo realizadas ao longo do ano, como a coleta de óleo para reciclagem. Ele lamentou o fato de não ter havido apoio da CTTU e presença da imprensa, para divulgação do evento. Segundo o mesmo professor a gratidão maior é perceber a felicidade na face do alunado e saber que esta aula não será mais esquecida, porque foi realizada com eles no campo; passa a fazer parte dos currículos de suas vidas, o que é mais importante.

4 comentários:

  1. Professor Ivo,
    Parabéns por esse Blog sobre o CONSEMA, pois oferece aos seus leitores informações sobre esse Conselho, instância tão importante para política ambiental do estado de Pernambuco.
    Comunico que este Blog upenoconsemape.blogspot.com.br está com seu link postado no Blog da APIME, entidade também componente do CONSEMA - www.apimeabelhanativa.blogspot.com.br.
    Alexandre Moura - APIME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Alexandre
      Obrigado pelo estímulo e parabéns pela atuação na APIME e no CONSEMA-PE!
      Ivo Pedrosa - UPE

      Excluir
  2. O Professor Ecologista Jorge Araújo é uma admirável pessoa e um grande profissional e ambientalista razão pela qual temos a honra dele integrar o movemento ambientalista.

    Este ano, tivemos a grata satisfação, de mais uma vez, estarmos presentes ao Movimento Ecológico da Escola Humberto Castelo Branco para presenciarmos os alunos da escola com sua dedicação e determinação na apresenação de suas atividades. Admirável a dedicação e o zelo dos alunos em prepararem-se para todas as etapas das gincanas. São músicas, poesias, fantasias, cartazes, cametas, "palavras de ordem", desfile que cada grupo temático dos alunos tem que preparar. De forma semelhante é o empenho dos professores e do Diretor da Escola, professor Marcos. Lá encontramos também integrantes do Movimento da Mata do Engenho Uchoa, que tradicionamente participam do Movimento Ecológico da Escola. Belo o entusiasmo e bela festa. Um real grande e importante movimento.

    Alexandre Moura - APIME e ECOS
    Paulo Conceição - APIME e ECOS

    Obs A ECOS - Assciação Ecológica de Cooperação Social integra o Comitê Gestor da U.C. Refúgio da Vida Silvestre Engenho Uchoa - www.ecosbrasilong.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados representantes da APIME e ECOS, Alexandre e Paulo: muito justo o reconhecimento da atuação do professor Jorge Araújo!

      Ivo Pedrosa - UPE

      Excluir